terça-feira, 8 de maio de 2012


Histórico do surgimento da "Disco Music-Discotecas"...

História

Não se sabe exatamente como e quando o movimento disco começou. Alguns dizem que ele surgiu no início dos anos 70, nas discotecas de Chicago, Nova York e Filadélfia, onde haviam festas totalmente dançantes, freqüentadas por um público alternativo. Outros afirmam que a disco music só começou mesmo depois da abertura da Studio 54 - em Nova York - e do lançamento do filme "Embalos de Sábado à Noite" em 1977, que foi a época em que a mania se espalhou pelas rádios, gravadoras, discotecas e estava gerando bilhões por ano. No entanto, a Disco não foi um gênero musical pré fabricado, criado em um curto período de tempo em que se possa estabelecer um ponto original determinado. Isso porque quando se fala da Disco Music, define-se um estilo musical que surgiu a partir da transformação de elementos de diversos gêneros musicais como do Soul, Jazz e Funk. Assim, para contar a história da música Disco é preciso viajar um pouco em cada um desses estilos até que se tenha formada a chamada Disco Music.

O que é Disco afinal?

Antes de entrarmos na história da Disco Music seria interessante definirmos e dizer sobre o que é que estamos falando, o que é essa tal de Disco tão mencionada até agora. Quando falamos Disco, inúmeros significados surgem nas nossas cabeças como por exemplo música, dança, moda, ritmo, movimento, alegria, emoção. No âmbito musical, Disco é um imenso complexo de arranjos orquestrados formado por cornetas e cordas, bonitas melodias e batidas que são o autêntico som e sentimento das pulsações do coração humano capazes de produzir efeitos psicológicos e fisiológicos na mente e no corpo de qualquer pessoa.

Para se chegar a esse som chamado Disco passou-se por um longo processo de criação que começou no início dos anos 60, quando a música negra (blackmusic) passava por grandes modificações. A música disco ao contrário de muitos outros estilos musicais da história não nasceu de uma acidental produção de novos músicos ou cantores performistas de rua, mas foi uma forma artística que nasceu de um profundo entendimento da psicologia musical e do poder dos arranjos musicais elaborados por produtores, arranjadores e maestros de orquestras sinfônica que tomando como base a música negra que estava ganhando reconhecimento nos Estados Unidos conseguiram definir o início da Era Disco em 1974 em termos de música popular. As batidas ritmadas como a do coração, a percussão abundante, as vozes e arranjos vocais requintados, arranjos rítmicos de alto trumpete e de corda são propriedades da música Disco que revelam o quanto a música era calculada em detalhes desde da composição, arranjo, produção e mixagem até nos efeitos artísticos, filosóficos e psicológicos de cada obra.

Influências:

A maioria dos sons que compõem a música dance surgiram da fusão do Soul dos anos 60 com o Jazz Latino. Música composta por negros que inicialmente não obtinham sucesso devido ao preconceito da sociedade e por isso se mantinham apenas nos guetos escondidos. No entanto, no início dos anos 60, os negros ganharam mais espaço e tiveram mais liberdade para criar e experimentar novos sons que mais tarde seriam usados pela disco music. Durante a metade dos anos 60 e início dos anos 70, época em que as maiores gravadoras de música negra como a Motown Group, Atlantic and Atco e Stax dominavam o cenário da música soul dance, produtores, arranjadores e maestros começaram a criar sons, que se diferenciavam pelo aumento do tempo do compasso e do uso de cordas, adicionando energia e excitação a qualquer música criada ali.

Outras gravadoras seguiram o exemplo e também começaram a experimentar novos arranjos com instrumentos de sopro, flautas, trumpetes, cornetas ,levando a música "dance" para uma maior audiência. Assim chegou o Funk, que caracterizava-se por uma batida que tinha um tempo próprio, elementos percussivos mais sofisticados e o sax, elementos que mais tarde seriam incorporados pela música Disco.

Até aqui só temos a influência da música negra - o soul e o funk, que eram de difícil aceitação pela audiência branca. Nesse sentido, para expansão da música foi necessário um novo som que permitisse aos brancos descobrir o soul. Assim, surgiu o jazz que utilizando uma percussão mais latina envolveu o soul com um sentimento mais pop e propagou a música negra no mundo. Passamos agora para os anos 70, os elementos da disco estão se juntando. Após o desenvolvimento do Soul, surgimento do Funk e o toque do Jazz, a disco music começou a se formar.

Como podemos ver é um erro de concepção comum que se faz quando dizem que a Disco Music surgiu nas boates gays da America no início dos anos 70. A música Disco, apesar de ter tido grande influência do sons desenvolvidos nas boates GLS, foi muito maior e mais complexa do que isso, mesmo porque pelo que pudemos observar, a música Disco já era popular e circulava por vários lugares muito antes. Também se falava que os filmes "Saturday Night Fever" e "Thank God It’s Friday" foram importantes pontos de virada para a chegada do movimento Disco. Para aqueles que acreditam que a Disco foi apenas a pop dance music dos Bee Gees, isso seria verdade, porém a história tratada aqui se refere ao que chamamos no geral de Disco Music.

Chegada da Disco:

A Disco music começava a se expandir; a primeira gravadora responsável pelo movimento foi a Salsoul Records, na Filadélfia, que misturava a música latina, salsa, soul e arranjos orquestrais. Foi a Salsoul que produziu talvez o primeiro hit considerado Disco no mundo, chamava-se "The Hustle" - que chegou até as boates e fez o maior sucesso. Outras gravadoras foram de grande importância para que a música Disco ganhasse o mundo, como Gold Mind e principalmente West End Records que pertencia a Mel Cheren, denominado o padrinho da Disco por suas idéias inovadoras que possibilitaram a criação de sons de qualidade gravados e promovidos em diversos clubes noturnos da época.

A partir de então, surgiram diversos hits que não saiam das rádios e embalavam a todos nas diversas boates do mundo, movimentando um grande número de jovens que queriam sair para dançar e agitar a noite inteira. A disco ganhava espaço no cinema, assim como também na televisão. Surgiam diversos talentos Kc & The Sunshine, Village People, Sister Sledge, Chic, Earth, Wind and Fire, Gloria Gaynor, Donna Summer e diversos outros que emplacaram grandes sucessos que são tocados até hoje. Famosas discotecas como a Studio 54 e Paradise Garage, em Nova York, despontavam empolgando multidões em uma pista iluminada por globos e luzes coloridas que ao som da Disco Music não paravam de dançar.

A Disco chegou a gerar US$8 bilhões por ano para indústria musical. Em 1978 as estações de rádio Disco alcançaram os maiores índices de audiência do mercado americano. No entanto, no final de 1979, a música Disco sofreu uma grande queda. O movimento que havia crescido de forma tão rápida e tão grandiosa perdia seu espaço nas boates que começavam a fechar, na mídia e no mercado. Apesar disso, a música disco foi capaz de modificar-se ao longo desses anos, incorporar novas tecnologias e continuar sendo tocada seja através dos novos estilos musicais que surgiam sob sua influência como o Techno, House, Rap, Acid ou a partir de regravações de músicas da época em um novo estilo que continuam fazendo muito sucesso.

Comportamento

Os anos da Disco foram chamados de Era do Brilho, época em que as mulheres auto afirmaram-se frente à sociedade machista e utilizaram-se de figurinos sexy e luxuosos para demonstrar também a sua importância e seu esplendor para todos que as discriminavam.

A música com os arranjos feitos por instrumentos de cordas e sopro deram um suporte para uma empostação de voz feminina de forma que elas começaram a ganhar liberdade para interpretar as músicas ao seu modo. A beleza que a música Disco ganhava com a participação feminina favorecia a queda de antigos preconceitos da sociedade contra elas. Isso quando as letras para vocalistas femininas, antes caracterizadas pelas incertezas, melancolia de espírito, indecisão traziam na época mulheres inteligentes, controladoras do seu próprio destino e decididas. Música como "Queen of Disco", de Ruby Andrews; "Catch Me on the Rebound" de Loleatta Holloway’s e "I Will Survive" de Gloria Gaynor, são exemplos de músicas em que as chamadas divas da Disco interpretavam mulheres absolutamente independentes.

Além das mulheres, outros grupos que antes foram discriminados começavam a ganhar mais liberdade. A Disco Music revolucionou a maneira das pessoas se socializarem levando-as ao fantástico mundo da discoteca onde pela primeira vez na história pessoas de todas idades, diferentes origens étnicas e orientações sexuais podiam olhar para frente e serem atendidos com dignidade. Existiam algumas discotecas mais sofisticadas que não eram espaços tão abertos assim, eram locais que escolhiam a dedo as pessoas que podiam entrar no estabelecimento. Como exemplo temos a Studio 54, que permitia a entrada somente das pessoas mais bonitas ou famosas.

Entretanto, mesmo nesses lugares encontrava-se todo tipo de pessoas que mesmo com suas diferenças se respeitavam e seguiam a ordem de todas as casa noturnas que era a Diversão. O comportamento da época era totalmente direcionado para o lazer, em que a dança era muitas vezes acompanhada por bebidas, drogas e sexo à vontade. Um exemplo claro sobre a forma de pensar e viver a vida da época está retratada no filme "Studio 54" que conta a história da discoteca mais famosa de Nova York, onde a liberdade era geral; as bebidas se misturavam com drogas que eram vendidas e consumidas no local e o sexo era explícito em espaços específicos da boate. "Boogie Nights" também é outro filme que retrata bem os ideais que os jovens tinham na época. Entre inúmeros outros filmes que tematizaram a época e que valem a pena ser assistidos por todos que curtem a Disco Music, estão: "Saturday Night Fever", "Grease" e "Thanks God It’s Friday".

Modas do Momento

As roupas foram uma grande marca da Disco Music, as cores espalhafatosas, os brilhos dos lamês e strass ( tecidos das roupas ) mostravam que a época era mesmo da noite.

Como em qualquer movimento cultural , o vestuário trazia um simbolismo, uma mensagem. Com a disco, durante a Era do Brilho, as roupas e maquiagens glamourosas expressavam a alegria, a energia do espírito e a busca pela diversão. O cetim e a seda utilizados evocavam o glamour dos anos 20 que complementados pela moda cor traziam esplendor e cintilância para quem as usasse. O jeito sexy de se vestir foi totalmente incorporado ao figurino feminino, os tops USA, vestidos frente única, calças boca de sino, coladas e transparentes foram um escândalo que abriram espaço para que as mulheres hoje tivessem mais liberdade para escolher o que vão vestir.

A moda disco foi inspiradora para motivar os jovens a vestir suas roupas e querer tornar-se reis e rainhas da pista de dança. Para isso, além de roupas luxuosas precisariam também saber dançar a Disco Music muito bem. A moda disco foi tão forte que até nas próprias discotecas haviam cabines de trocas para as pessoas pegarem suas "roupas de dança" e seguirem direto para agitar nas pistas. Foram inúmeras peças que surgiram na época, sapatos plataforma, meias lurex, lantejoulas, shorts, entre outras...

2 comentários:

  1. Excelente Post!
    Se me permite, vale comentar também que a primeira música "Disco" cantada, visto que "The Hustle" é praticamente instrumental, foi "Rock the Boat (Hues Corporation)". Me corrija se eu estiver errado.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir